Sessão Solene Destaca Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Serra, 29 de agosto de 2023 – A Câmara Municipal de Serra viveu um dia emocionante e inspirador nesta terça-feira, ao realizar a “Sessão Solene em Honra à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla”. Proposta pelo vereador e presidente da Câmara, Saulinho, o evento chamou atenção pela importância que desempenha no calendário municipal, elevando a conscientização e inclusão de pessoas com deficiência no município de Serra.


“Este não é apenas um evento, é um grito de reconhecimento e valorização de todas as pessoas que enfrentam desafios todos os dias e nos mostram que a força de vontade e a determinação podem superar qualquer obstáculo”, ressaltou Saulinho em seu discurso.


A Sessão Solene contou com apresentações impecáveis. O Projeto Arte e Dança da Apae Serra exibiu a habilidade e sensibilidade dos usuários do serviço da APAE, e o flautista Alan Coutinho de Souza, portador de síndrome de Down, trouxe notas que emocionaram a todos. Durante a sessão, ocorreram uma série de homenagens a diversas associações e a pessoas que dedicam sua vida a militarem pela causa da pessoa com deficiência. O presidente da câmara também foi homenageado em razão da sua história de superação. Como foi dito, Saulinho é deficiente auditivo e utiliza um aparelho para conseguir se comunicar.


Marcando presença na ocasião, a diretora de Tecnologia Social, Economia Solidária e Tecnologia Assistiva do Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação do Governo Federal, Sônia da Costa, contribuiu com sua participação via teleconferência, e fez uma revelação convidando a Câmara da Serra para participar de um acordo de cooperação inédito no Brasil entre o governo federal e o município, que visa criar espaços de acessibilidade e promoção de direitos das pessoas com deficiência. Enquanto isso, na mesa de honra, a secretária Municipal de Assistência Social, Cláudia Maria da Silva; a secretária Municipal de Educação, Luciana Galdino; a presidente da Apae Serra, Natáxida Monteiro; o Presidente da Federação das Apaes no Espirito Santo (Fenapaes), Vanderson Roberto Pedruzzi Gaburro; e o procurador-geral e presidente da Comissão de Tecnologia e Informação Voltada para as Pessoas com Deficiência da Câmara Municipal de Serra, Dr. André Luis Lima Bento, enriqueceram o debate e as ações que a cidade vem tomando em prol da causa.


A iniciativa da Sessão Solene fortalece o papel da Câmara de Serra em promover debates e leis voltadas para a inclusão e direitos das pessoas com deficiência. Com leis já sancionadas, como a facilitação na matrícula escolar de filhos com deficiência, é notável o comprometimento da gestão atual com a causa. Saulinho, que compartilhou de suas experiências pessoais ao abordar sua deficiência auditiva, é uma prova viva de que as limitações podem ser superadas com determinação e apoio.


Dessa forma, eventos como o de hoje reafirmam a necessidade e o compromisso da cidade da Serra em tornar-se cada vez mais inclusiva e receptiva a todos os seus cidadãos. Um mundo mais inclusivo e justo começa com ações locais, e a Serra dá mais um passo nesse sentido.

plugins premium WordPress